A UMP expressa o seu profundo pesar pela morte de Jorge de Sá (1950-2019), presidente do CIRIEC Internacional e do CIRIEC Portugal e vice-presidente da Associação Portuguesa de Mutualidades e destaca o seu papel ativo na defesa da economia social, a nível nacional e internacional. O estudioso e antigo docente da Universidade de Lisboa e Universidade Autónoma de Lisboa esteve envolvido ativamente na criação de um novo quadro legal e institucional do setor em Portugal e, mais recentemente, na criação da Confederação Portuguesa de Economia Social, da qual a UMP é membro fundador.

Reconhecendo o seu mérito e dedicação na valorização do setor social, a UMP endereça as mais sinceras condolências à família e amigos de Jorge de Sá, associando-se a uma justa homenagem prestada igualmente pelo ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, CASES, CIRIEC Portugal, comunidade académica e diversas organizações da economia social.

Licenciado em Sciences Sociales pela Universidade Livre de Bruxelas (1974), mestre em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional e doutorado em Gestão (especialidade de Marketing) pelo IUL-ISCTE, Jorge de Sá desenvolveu desde 1974 atividades docentes e de investigação científica em diversas universidades na Bélgica, Portugal e Brasil. Atualmente exercia funções como diretor da Aximage - Comunicação e Imagem e tinha sido eleito em junho de 2018 presidente do Centro Internacional de Pesquisa e Informação sobre Economia Pública, Social e Cooperativa.