O novo Conselho Nacional da UMP esteve reunido, pela primeira vez no âmbito do mandato 2016-2019.

Para além de uma ordem de trabalhos com temas transversais à atividade das Misericórdias, aquela reunião também foi fórum para troca de cumprimentos entre os novos membros.

Foi no Centro João Paulo II, em Fátima, no dia 12 de março.

O novo Conselho Nacional (CN) é presidido pelo provedor da Misericórdia de Arcos de Valdevez, Francisco Rodrigues de Araújo, que inaugurou os trabalhos agradecendo o voto de confiança e deixando também uma palavra de apreço ao seu antecessor, o provedor de Setúbal, Fernando Cardoso Ferreira, que agora assume funções executivas no Secretariado Nacional da UMP.

O novo CN conta ainda com os vice-presidentes José Júlio Henriques Norte, Mortágua, e Maria Ana Pires, Serpa; pelos secretários Rui Filipe Rato, Cantanhede, Hélder Brito da Silva, Vila Nova da Barquinha; e pelos suplentes Eduarda de Matos Godinho, Oeiras, e Quintino Pimentel Gonçalves, Vila Flor. O Conselho é também constituído pelos presidentes dos Secretariados Regionais (SR) e da União Regional das Misericórdias dos Açores. Recorde-se que várias estruturas regionais tiveram alterações, mas neste momento já estão definidos todos os representantes. Clique aqui para ver a lista completa.

Os temas para debate foram muitos. Para além das informações do Secretariado Nacional, os presidentes dos SR e das uniões regionais trouxeram à discussão as principais preocupações das Misericórdias que representam.

Do pré-escolar aos lares de infância e juventude, passando pelo acordo coletivo de trabalho, pelo apoio domiciliário, pelos cuidados continuados e pelas inspeções de acompanhamento da Segurança Social, entre outros, foram muitos os assuntos discutidos naquela reunião em Fátima.

O Jubileu Extraordinário da Misericórdia também foi tema de agenda do CN. O presidente do Secretariado Nacional, Manuel de Lemos, informou os presentes de que estava a ser organizada, em articulação com a Conferência Episcopal Portuguesa, uma peregrinação nacional das Misericórdias ao Santuário de Fátima. À data, ainda não havia confirmações, mas poucos dias depois ficou definitivamente agendada a iniciativa que vai ter lugar a 25 de junho e que deverá reunir irmãos, órgãos sociais, colaboradores e sobretudo utentes das 387 Misericórdias portuguesas.

Ainda no que respeita ao Jubileu, Manuel de Lemos apelou à participação não só na peregrinação mas também no encontro mundial de Misericórdias que, também no âmbito do ano jubilar, vai ter lugar no Vaticano no mês de setembro e que, entre outros momentos, contará com uma audiência do Papa Francisco com as Santas Casas.

Na fase final da reunião, ainda houve espaço para apresentação do programa do próximo congresso nacional, a ter lugar no Fundão entre 2 e 4 de junho, e para apreciação do projeto de revisão do regulamento do CN, aprovado, após ligeiras alterações, por unanimidade.

Recorde-se que, entre outras competências, cabe ao Conselho Nacional fazer recomendações sobre a estratégia de atuação da UMP, mas também sugerir temas para debate em assembleia geral. A próxima, onde será apreciado e votado e relatório de atividades e contas da União, está marcada para o próximo dia 9 de abril.