Hoje convidamo-lo a conhecer duas iniciativas que permitem a dinamização do património histórico junto da comunidade e potenciam o reencontro com a missão e valores das Misericórdias, em Torres Vedras e Ílhavo. "A Vida dos Outros" é uma iniciativa do projeto de Capacitação da UMP, financiada pelo POISE.

A Misericórdia de Torres Vedras promove um ateliê de órgão de tubos, na igreja, no âmbito de uma parceria com a Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues. Desde que restaurou o instrumento histórico (1745-1793), em 2008, a Misericórdia de Torres Vedras contribuiu para a formação de mais de 80 crianças e adultos da comunidade. No último trimestre de cada ano, a Santa Casa torriense promove ainda um ciclo de órgão, em parceria com a autarquia, com recitais comentados e atividades lúdicas destinada a crianças e jovens.

Em Ílhavo a Santa Casa, que este ano celebra 100 anos, organizou pela primeira vez um posto de apoio aos peregrinos do Santuário de Fátima disponibilizando serviços de enfermagem, psicologia e alimentação. Embora não fique junto a uma das principais rotas de peregrinação a Fátima, a Santa Casa cumpre desta forma a obra de misericórdia corporal que manda dar pousada ou abrigo aos peregrinos.

Semanalmente, “A Vida dos Outros” leva-nos numa viagem pelas histórias, tradições e paisagens do nosso país, através de exemplos de coragem e soluções inovadoras, que ajudam a construir um mundo justo, coeso e sustentável.

Contamos consigo porque “A Vida dos Outros é também a nossa vida”.