O relatório de atividades e contas da UMP para 2015 foi aprovado por unanimidade na última assembleia geral da UMP, que teve lugar no Centro João Paulo II, em Fátima, no dia 9 de abril.

Entre outros assuntos, foi tema de destaque nesta reunião o Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Para além do apelo à participação em diversas iniciativas (peregrinação nacional a Fátima no dia 25 de junho e encontro mundial de Misericórdias em setembro) no âmbito ano jubilar, o presidente da UMP anunciou a intenção de apresentar uma candidatura a UNESCO para que a instituição misericórdia seja considerada património imaterial da humanidade.

A candidatura será liderada pelas Misericórdias portuguesas mas envolverá Santas Casas de outros 24 países. Durante uma recente visita a Roma, para uma audiência com o Papa Francisco, o presidente da UMP, Manuel de Lemos, apresentou a proposta às Misericórdias italianas, que aderiram de imediato à iniciativa.