Reunidas em assembleia-geral, no dia 27 de junho, as Misericórdias aprovaram por unanimidade o Relatório de Atividades e Contas UMP de 2019. Realizado em circunstâncias diferentes das habituais, o encontro decorreu no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, com lotação limitada, utilização de máscaras e regras de distanciamento e segurança, em conformidade com as orientações da Direção Geral da Saúde.

O Relatório de Atividades e Contas referentes ao exercício de 2019 está disponível para consulta pública no site da UMP, entretanto atualizado com a Demonstração de resultados por valência

Durante o encontro, as Misericórdias aprovaram por aclamação um voto de louvor a propósito dos resultados até agora conseguidos no âmbito da pandemia de Covid-19, na sequência de uma proposta feita pelo presidente da mesa da assembleia-geral da UMP.

Lamentando os óbitos ocorridos, José da Silva Peneda afirmou que em comparação com outros países, como Itália e Espanha, Portugal está a ter resultados bastante positivos e isso deve-se também aos esforços de provedores e trabalhadores das Misericórdias, apoiados pelo Secretariado Nacional, para conter a propagação do novo coronavírus nos lares e desta forma proteger os idosos, que representam um grupo especialmente vulnerável.