A Misericórdia de Vila Verde é anfitriã do primeiro debate temático, promovido pela UMP entre 24 e 25 de novembro, que pretende aprofundar as boas-práticas e temas estruturais para o desenvolvimento das instituições dedicadas ao fomento da economia social.

Estes debates inovadores são promovidos no âmbito da candidatura ao Portugal 2020 para o desenvolvimento do projeto “Capacitação institucional das organizações da economia social membros CNES - Conselho Nacional para a Economia Social”. O projeto de capacitação pretende melhorar o apoio às Misericórdias de Portugal e os serviços atualmente prestados, mas também criar novas respostas que apoiem as Misericórdias no trabalho que desenvolvem junto das comunidades.

Para Manuel de Lemos, presidente da UMP, o desenvolvimento deste projeto, para além de contribuir para a melhoria do modelo de atuação das Misericórdias, vai ainda “permitir afirmar ainda mais a imprescindibilidade da nossa ação na sociedade portuguesa”.

Os workshops temáticos, que serão posteriormente promovidos em outras regiões do país, são dirigidos a dirigentes e técnicos das Misericórdias, com o objetivo de debater os principais desafios na elaboração e operacionalização das suas respostas sociais e as especificidades gestionárias, aprofundando temas como o papel das Misericórdias no relacionamento com a Segurança Social e a Saúde; as comparticipações familiares nas diferentes respostas sociais; o comportamento comunicacional com utentes, familiares e atores sociais, entre outros.