A jornalista Ana Cargaleiro de Freitas foi distinguida com uma menção honrosa no âmbito do Concurso de Imprensa Regional AOP – Prémio David Sequerra-2020, da Academia Olímpica de Portugal. O trabalho premiado foi publicado em 2019, na edição de julho/agosto do Voz das Misericórdias (VM), com o título “Uma porta de Portugal para o mundo”.

A peça distinguida conta a história de Ana Sofia Costa e Paulo Santos, utentes do Centro João Paulo II e do Centro Luís da Silva, da UMP. Ambos praticam boccia e, em junho do ano passado, brilharam ao mais alto nível nos Jogos Europeus da Juventude (Finlândia) e trouxeram três medalhas ao peito (prata e ouro para Ana Sofia e prata para Paulo Santos).

Segundo nota do júri, a distinção deve-se à “abordagem dentro da temática escolhida e o interesse do trabalho publicado, centrado numa realidade não especificamente olímpica, mas que partilha muito dos seus valores (desde logo o da valorização do desporto como meio de integração social)”.

Sobre a distinção recebida, Ana Cargaleiro de Freitas fez questão de referir que “é de todos, nosso e vosso”. “As Misericórdias são a melhor escola de vida e têm-me ajudado a crescer como jornalista e como pessoa. O VM procura espelhar esta realidade dando rosto às motivações, ambições e anseios de todos os que compõe este mosaico humano. Que nos sirva de inspiração a todos o lema de vida dos atletas retratados neste trabalho jornalístico: lutar sempre, vencer às vezes, desistir nunca.”

Segundo nota da Academia Olímpica de Portugal (AOP), o 1.º Prémio foi atribuído a Ilídio Torres, por um conjunto de peças publicado ao longo do ano de 2019 no “Jornal de Notícias de Esposende e Barcelos”. A cerimónia de entrega dos prémios deverá ter lugar em dezembro deste ano, durante a sessão comemorativa do 34º aniversário da AOP.

Ver edição de julho/agosto