De 1 a 12 de agosto, as bicicletas regressam às estradas e Misericórdias portuguesas, por ocasião da 80ª Volta a Portugal Santander

Pelo terceiro ano consecutivo, 20 Santas Casas das localidades de partida e chegada da prova, ou de concelhos vizinhos, vão receber bicicletas de fisioterapia, na sequência de uma parceria da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) com o principal patrocinador da iniciativa, o Banco Santander Totta.

Em 2018, Barreiro, Grândola, Albufeira, Beja, Portalegre, Sertã, Galizes, Pinhel, Covilhã, Sabugal, Mangualde, Sernancelhe, Ribeira de Pena, Chaves, Caminha, Barcelos, Vila Verde, Felgueiras, Amarante e Guimarães são as instituições contempladas. 

O objetivo da parceria, iniciada em 2016, é promover estilos de vida saudáveis e o envelhecimento ativo da população sénior apoiada pelas Misericórdias de vários pontos do país. A preocupação de desenvolver uma política de proximidade com a comunidade local esteve igualmente na génese da adesão do Banco Santander Totta ao protocolo que resultou na entrega de 70 bicicletas em dois anos, e que agora se estende com a entrega de mais 20. 

Um pouco por todo o país, as bicicletas têm contribuído para melhorar a condição física e autonomia dos utentes seniores, nalguns casos com a orientação de fisioterapeutas e integrados em espaços dedicados à prática de exercício físico e reabilitação (ginásio, centro clínico, etc), segundo testemunhos de dirigentes de Misericórdias já contempladas. 

Segundo nota informativa da organização, a prova vai começar, pela primeira vez, em Setúbal coincidindo com os festejos da Feira de Santiago, e vai ficar marcada pelo regresso ao Algarve e Alentejo, a que se junta o retorno à Covilhã e Serra da Estrela, Mondim de Basto e Fafe. 

Com 21 equipas participantes e um pelotão com cerca de 150 homens, a 80ª Volta a Portugal conta com uma etapa solidária – entre a Sertã e Oliveira do Hospital - dedicada às famílias afetadas pelos incêndios da região centro, que fustigaram o país no último ano. 

A homenagem às vítimas acontece no dia 4 de agosto, na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e conta com a participação de alguns dos patrocinadores da prova – Santander, Liberty Seguros, Altice, Jogos Santa Casa, Brisa – a que se juntam a Entidade Regional de Turismo do Centro e a Fundação do Desporto.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas