O XV Congresso Insular das Misericórdias dos Açores e da Madeira arranca hoje, na cidade da Horta, com um debate sobre sustentabilidade, políticas sociais de futuro, desafios do envelhecimento e outros temas estratégicos. O debate organizado pela União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e a Santa Casa da Horta decorre de 14 a 16 de outubro e pode ser acompanhado em direto, via streaming, no site e redes sociais da Misericórdia anfitriã.

Em foco nos dois dias de trabalho vão estar temas estratégicos como o financiamento das instituições, a qualificação profissional dos recursos humanos, as potencialidades do património e um modelo de respostas seniores de futuro adequado às caraterísticas sociais e geográficas do país. Para mais informações consulte aqui o programa completo.

Entre outros convidados, a presente edição do congresso conta com a participação do presidente da UMP, Manuel de Lemos, do diretor regional do Planeamento e Fundos Estruturais, Nuno Melo Alves, da diretora para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, Sandra Garcia, do coordenador da Estrutura de Missão para a Promoção de Respostas Sociais para Idosos, Marco Rendeiro, do reitor da Universidade da Madeira, Sílvio Fernandes, técnicos e dirigentes de Santas Casas e responsáveis políticos.

Este momento de partilha e reflexão, coorganizado também pela União Regional das Misericórdias dos Açores (URMA) e Secretariado Regional da Madeira, associa-se às comemorações dos 500 anos de existência da Misericórdia da Horta, que encerram com diversos eventos, onde se incluem uma gala no Teatro Faialense, uma missa solene na Igreja de Nossa Senhora das Angústias e uma sessão de encerramento a 16 de outubro.

O evento pode ser acompanhado em direto, via streaming, no site (www.scmhorta.pt) e Facebook (www.facebook.com/scmhorta) da Santa Casa da Horta, hoje a partir das 18h00 (19h00 Portugal Continental).