A rede diversificada de serviços e equipamentos das Misericórdias permite que os voluntários, de acordo com os interesses, expetativas e área de formação, possam desenvolver a sua atividade em áreas como a ação social, (infância e juventude, terceira idade, deficiência, comunidade), saúde (hospitais, cuidados continuados etc.) e valorização do património.

Voluntariado Infantil - Sensibilizar as crianças dos jardins de infância e centros de atividades de tempos livres para os valores de amizade, respeito, tolerância e igualdade, que estão na génese da prática do voluntariado.

Voluntariado Jovem - Sensibilizar e cativar os jovens para a importância da prática de voluntariado nas Misericórdias ao nível do desenvolvimento de competências, sentido de responsabilidade, relacionamento interpessoal, comunicação e espírito de colaboração.

Voluntariado Académico - Convidar investigadores a colaborar com as instituições na criação de conhecimento científico, promovendo ações de formação e palestras em várias áreas de atuação (património, ação social, saúde).

Voluntariado Adulto (vida ativa e sénior) - Apoiar utentes em atividades da vida diária, animação cultural, acompanhamento ao exterior, organização de eventos e outras atividades de funcionamento geral das instituições.

Voluntariado de competências - Transmissão de conhecimentos técnicos adequados às necessidades da comunidade e/ou instituições através do envolvimento de pessoas experientes em áreas identificadas como prioritárias (formação de cuidadores informais, conservação e inventariação de património, literacia em saúde, etc).

Voluntariado Espiritual - Prestar conforto espiritual a pessoas em situação de doença ou exclusão difundir ideais cristãos de serviço ao próximo. Exemplo: acompanhar funerais; prestar apoio/acompanhamento espiritual a pessoas internadas, idosos no domicilio, sem-abrigo, etc;

Voluntariado Cultural - Incentivar a participação da sociedade civil no desenvolvimento de ações de salvaguarda e promoção do património das SCM, proporcionando formação cultural, desenvolvimento de competências, participação em eventos culturais e sociais, etc.

Voluntariado na Saúde - Sensibilizar para a adoção de estilos de vida saudáveis, promover literacia em saúde, realizar rastreios médicos (tensão arterial, glicémia, etc).

Voluntariado Dirigente - Capacitar os membros das mesas administrativas para o tipo de funções que vão desempenhar nas instituições, desde o enquadramento legal, valores, missão e história, a áreas de gestão, contabilidade, recursos humanos e património, etc.

Voluntariado de Visita - Visita e acompanhamento de doentes, pessoas em situação de isolamento no domicílio e presos.