No Dia Internacional do Voluntário, as Misericórdias homenagearam as mulheres e homens que, de forma abnegada, investem o seu tempo, saber, experiência e carinho em prol dos outros. O reconhecimento foi prestado, no dia 5 de dezembro, em sessões presenciais nas instituições e em mensagens de agradecimento publicadas nas redes sociais. Na efeméride serviu também de pretexto para a angariação de novos membros para o grupo de voluntários.

Em Évora, numa nota publicada, o provedor e a Mesa Administrativa enalteceram o papel dos voluntários na instituição e o seu “envolvimento diário nas causas e iniciativas da Misericórdia”, considerando-os “merecedores de total gratidão”.

Nesta data, a Misericórdia de Almada agradeceu a todos os voluntários “que disponibilizam o seu tempo, carinho e dedicação em prol de quem mais precisa” e reconheceu o papel fundamental do voluntariado na sociedade como garante de um “futuro melhor”. Aqui, à semelhança de outras congéneres, como Santarém, Porto, Santo Tirso, Loures e Soito, o agradecimento foi acompanhado de um convite aos que ainda não integram o grupo de voluntários.

“Vem fazer parte desta campanha e fazer valer os teus valores de entreajuda para com os outros. É importante! Os idosos vão agradecer, as crianças vão agradecer, tu vais agradecer”, lê-se na campanha de angariação de jovens voluntários da Misericórdia do Soito para o período das férias de Natal. Já a Santa Casa do Porto convidou os seguidores das redes sociais a conhecer as oportunidades de voluntariado disponíveis, em diferentes áreas de atividade (saúde, cultura e ação social), na página www.scmp.pt.

Para assinalar a data, a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social promoveu o evento “Portugal Voluntário” para partilha de boas práticas e apresentação de um estudo sobre o voluntariado em tempo de pandemia e convidou a UMP a participar num número especial da Revista Leituras & Debates, dedicado exclusivamente à prática do voluntariado. No artigo sobre a experiência de voluntariado nas Misericórdias, Mariano Cabaço, que coordena esta área na União, escreveu que as “Misericórdias portuguesas integram o grupo de instituições onde se encontram as mais antigas e duradoiras manifestações de voluntariado em Portugal”. 

Ana Cargaleiro de Freitas, Voz das Misericórdias