No atual contexto de pandemia, a sociedade civil mobilizou-se em peso para apoiar as pessoas em situação de maior vulnerabilidade, com particular enfoque na população idosa. “A resposta a esta convocação teve a sua expressão tangível no voluntariado. A sociedade organizou-se para dar resposta a situações de isolamento e exclusão. Foram dezenas as iniciativas, foram milhares os que se voluntariaram”, reconheceu a vice-presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), Carla Ventura, em declarações ao VM.

Através de duas plataformas – Portugal Voluntário e Cuida de Todos -, a CASES identificou mais de cinco mil pessoas disponíveis para colaborar nesta missão, com um perfil muito diversificado. “Pessoas de todas as idades e com as mais variadas formações e profissões”, com maior concentração nas zonas metropolitanas de Lisboa e do Porto, referiu.

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos, a CASES assumiu o papel de “disponibilizar as ferramentas necessárias à promoção e facilitação do voluntariado” enquanto intermediária entre os “voluntários e as necessidades identificadas pelas estruturas públicas, pelas entidades representativas do sector da economia social ou diretamente pelas organizações responsáveis pela gestão de equipamentos ou respostas sociais para idosos”.

Neste âmbito, a par da identificação de voluntários com disponibilidade para apoio a situações em contexto Covid-19, a CASES facilitou através destas duas plataformas o contacto e adequação entre as necessidades das organizações no terreno e o perfil dos voluntários.

Para uma “resposta mais efetiva e de proximidade”, Carla Ventura adianta que “foi estabelecida articulação direta e regular com várias entidades, onde se inclui a União das Misericórdias Portuguesas, de modo a garantir a “operacionalização das respostas às necessidades”. De acordo com a vice-presidente da CASES, este trabalho “possibilitou e possibilita minorar os efeitos da pandemia e ajudar a dar resposta às necessidades mais prementes”.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas