A Santa Casa da Misericórdia de Venda do Pinheiro desenvolve um projeto de voluntariado que junta jovens e idosos em período de pausa letiva.

Um grupo de 16 voluntários, raparigas e rapazes, com idades entre os 13 e 19 anos, dedica alguns dias de férias, no Verão, para levar os utentes do lar e centro de dia à praia.

Em contrapartida, a Santa Casa promove ações de formação, semanas dedicadas a desportos radicais, idas ao cinema, museus e teatro. Tudo isto com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências sociais, de organização e trabalho em equipa. “É importante motivar os jovens para um estilo de vida mais saudável e para uma perspetiva social mais ampla e dinâmica.

“O projeto ajuda-os a cultivar o espírito de solidariedade e a dar o seu tempo em prol dos outros”, justifica a provedora Filomena Rodrigues

Para a responsável pelo recrutamento e formação, Manuela Figueiredo, “os jovens de hoje estão muito entregues a eles próprios e nós funcionamos como uma instituição que, além da família e da escola, os ajuda a estabelecer prioridades. Aqui podem ter o primeiro contacto com o mundo do trabalho, sem a responsabilidade de um trabalhador”, constata.