A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) voltou a reunir personalidades de diversos quadrantes da sociedade portuguesa para um debate em torno do envelhecimento. Depois da primeira conferência, que decorreu em Cascais a 23 de junho, Pombal, Peso da Régua e Beja foram as cidades a acolher esses encontros temáticos nos dias 13, 15 e 18 de outubro, respetivamente. Com base no estudo “Envelhecimento: respostas seniores do futuro”, desenvolvido pela UMP, as três conferências reuniram, presencialmente e por videoconferência, cerca de 350 pessoas.

Para o presidente da UMP, que falava na sessão em Pombal, o estudo que inspirou as conferências “não é um trabalho da União, mas sim coordenado pela UMP para os portugueses”. Considerando que o tema “é central das nossas vidas, na vida de todos”, Manuel de Lemos lembrou que há “muitas maneiras de olhar para a questão do envelhecimento” e por isso “temos de conversar e encontrar soluções”, especialmente em sede de economia social para que, “de maneira clara, moderna e europeia”, a sociedade portuguesa seja capaz de “encontrar novos caminhos para resolver da melhor forma os desafios do envelhecimento da população”.

Falando sobre as intervenções de José Vieira da Silva, ex-ministro da Segurança Social, Paulo Macedo, ex-ministro da Saúde e presidente da Caixa Geral de Depósitos e Diogo Mateus, presidente da Câmara Municipal de Pombal, o presidente da UMP referiu que “todos disseram coisas muito importantes, que nos merecem reflexão e o nosso documento vai acolher as sugestões todas”.

“Vamos aproveitar tudo para melhorar e enriquecer o texto e sobretudo manter em aberto esta ideia de que este é um trabalho inacabado porque a sociedade muda e nós temos de ser flexíveis. A flexibilidade é uma das principais características das Misericórdias, que nos permite sobreviver ao longo dos séculos. Se fossemos rígidos já teríamos acabado”, disse Manuel de Lemos, recordando, contudo, que neste caminho para melhorar as condições de vida dos idosos “ninguém é dispensável”.

A sessão em Pombal, que decorreu no auditório da biblioteca municipal, arrancou com palavras de boas vindas do provedor anfitrião, Joaquim Guardado, que também é presidente do Secretariado Regional da UMP de Leiria. José Vieira da Silva, ex-ministro da Segurança Social, Paulo Macedo, presidente da Caixa Geral de Depósitos e ex-ministro da Saúde, e Diogo Mateus, presidente da Câmara Municipal de Pombal, foram as personalidades a marcar presença nesta conferência.

Seguiram-se, dias depois, encontros em Peso da Régua, no auditório municipal a 15 de outubro, e Beja, no auditório da Misericórdia local, no dia 18.

Em Peso da Régua os oradores foram Fernando Araújo, ex-secretário de Estado da Saúde e presidente do Centro Hospitalar Universitário São João, José Manuel Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Peso da Régua, e Nuno Vaz Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Chaves.

Em Beja, os participantes tiveram oportunidade de ouvir Filipe Ribeiro, docente da Universidade de Évora, e Sandra Pais, docente da Universidade do Algarve. O poder local esteve representado por Gonçalo Lagem, presidente da Câmara Municipal de Monforte, Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Ourique, e Cláudia Guedelha, vereadora da Câmara Municipal de Albufeira, em representação do presidente José Carlos Rolo. Este debate foi moderado por Norberto Patinho, deputado da Assembleia da República.

Voz das Misericórdias, Bethania Pagin com Carlos Pinto e Daniela Parente