A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) associou-se à campanha do Dia Internacional do Voluntário, promovida pelo Centro Europeu de Voluntariado (CEV), para lembrar a importância do voluntariado nas comunidades, no contexto atual de pandemia. No âmbito desta iniciativa, a UMP divulgou, nas redes sociais, testemunhos e rostos de voluntários, que dão expressão a esta solidariedade no terreno, em várias Misericórdias, com o objetivo de agradecer e reconhecer o contributo durante o surto de Covid-19. A efeméride foi assinalada a 5 de dezembro, a convite da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).

“Nunca como hoje o voluntariado foi tão requerido e reconhecido, mas também nunca como hoje ser voluntário foi tão audacioso. Esta campanha, além de dar rosto a quem está no terreno, dá visibilidade às entidades e aos voluntários, demonstrando a importância do seu contributo para enfrentarmos estes tempos desafiantes”, referiu a vice-presidente da CASES, Carla Ventura, a propósito do envolvimento de entidades parceiras nesta campanha.

Depois de um ano particularmente exigente para as equipas e direções das instituições, Mariano Cabaço, em representação da equipa de voluntariado da UMP, louva a congregação de vontades em torno do mesmo propósito e destaca a pertinência desta iniciativa de mobilização do voluntariado a nível europeu enquanto “oportunidade de reconhecimento e pedagogia para cativar novas adesões ao movimento do voluntariado”.

Nos últimos meses, a sociedade mobilizou-se através de iniciativas formais e informais que aliaram vontades e esforços coletivos às necessidades identificadas no território nacional. E foram milhares as pessoas que se disponibilizaram para apoiar como voluntários, na sua vizinhança, rede familiar, Misericórdias e tantas outras dezenas de organizações da sociedade civil. Na primeira vaga da pandemia, também a UMP se associou a este movimento nacional, colaborando com a CASES no processo de mobilização e encaminhamento de voluntários.

Comentando a mobilização massiva da população, nos últimos meses, o presidente da UMP enalteceu “os gestos de solidariedade que emanaram da comunidade neste tempo de pandemia” e agradeceu a todos os cidadãos e empresas eu se associaram às Santas Casas com trabalho e donativos. “Se o fizeram é porque acreditam na qualidade do nosso trabalho”, escreveu na mensagem publicada no Plano de Atividades e Orçamento para 2021.

Dando voz e rosto a esta geografia de solidariedade, que ganhou expressão em todo o território, convidámos nove voluntários a partilhar o seu testemunho sobre a experiência vivida em várias Misericórdias: Melgaço, Venda do Pinheiro, Cascais e Vila Nova de Foz Côa. Deixe-se inspirar pelos relatos de superação, aprendizagem, entreajuda e gratidão.

Fotografia: Misericórdia de Venda do Pinheiro

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas